terça-feira, 7 de abril de 2009

Minhas impressões - Rodrigo Nascimento

Ontem fui na apresentação do pré candidato à presidência do fluminense em 2010, Sr Rodrigo Nascimento!

Empresário do ramo editorial, tem uma editora que, segundo ele, já está no mercado a muitos anos, 44 anos, 10 anos como sócio do flu, casado, 2 filhos, um deles já foi atleta do fluminense, goleiro do futsal, foi braço direito de Rodrigo Moura nas eleições de 2003, já foi diretor de futsal, aonde apresentou um projeto pra acabar com a passagem do atleta do salão direto pra Xerém, o que deixava os jovens talentos mais vulneráveis à empresários inescrupulosos, e tirava um pouco da qualidade de Xerém, por que, convenhamos, não é por que o cara é bom no salão que ele será bom no campo!

O discurso do pré-candidato é um discurso bem político mesmo! Iniciou fazendo uma apresentação bem simplesinha no power point. Abordou todos os pontos chaves pra reestruturação do clube. Os pontos que posso ressaltar são:
  1. Profissionalismo: Haverá uma pessoa chave no clube, um gestor, altamente gabaritado, profissional de ponta do mercado. Já existem 2 ou 3 nomes pra ocupar esse cargo. Essa pessoa iria tocar o clube, administrar, gerenciar. Seria um vice-presidente geral! Debaixo desse, teriam mais 5 vice-presidentes! Se não me engano, ele pretende acabar com a maioria das vice-presidências, inclusive juridica e marketing. Ficaria com vice presidencia de patrimonio, esportes olimpicos, de futebol, social e financeira! Se não me engano são essas que ele falou! Uma coisa que eu gostei muito e segue bastante a forma de pensar do pavilhão tricolor é que ele por diversas vezes disse que ele iria contratar pessoas gabaritadas pras finanças, juridico, gestão, etc, por que ele não era especialista em nenhuma dessas áreas. Ele falava das idéias que ele tinha na cabeça de como deveriam ser as coisas, mas quem deveria planejar, contratar, executar aaquelas coisas, seria um profissional gabaritado da área! Não ele! Isso vai bem de encontro com o que a gente ali no pavilhão pensa! Muito bom! Gostei! Aliás, ele falou de contratar empresas (terceirizar) algumas coisa, como o jurídico, por exemplo. Teria um gestor juridico dentro do clube, e uma equipe terceirizada. O pensamenteo dele é bem de acordo com um gestor do mercado nos dias de hj. Um gestor, uma equipe contratada, e corta-se custos, economiza-se HH, e o trabalho é o mesmo! Muito bom! Gostei muito do pensamento dele em como gerir o clube! Além disso, quebra um pouco a apresentação do Peter Siemsen na flusócio que, segundo informações, se meteu a gestor, apresentando soluções pro clube. Sinceramente, me parece mais honesto um cara dizer que não sabe o que fazer, mas vai contratar quem saiba, do que um advogado (Peter Siemsen) dizer que sabe o que fazer, sendo que ele nem é especialista na área. É igual ao médico Horcades querer dar uma de gestor. Estamos todos vendo no que dá, né?
  2. Ele também está equalizado com o pensamento do Parreira, por exemplo, que o futebol tem que sair das laranjeiras. Pra onde vai? Ele não sabe. Disse que o gestor do clube, junto com sua equipe, que vão decidir. Ele, como presidente, sempre terá a palavra final. Discurso bem político, politicamente correto e, mais uma vez, bem de acordo com o mercado de hj em dia. O presidente não tem que pensar em soluções. Ele contrata pessoas gabaritadas pra achar as soluções e só diz se está de acordo ou não! É assim em todas as grandes empresas do mundo! Discurso perfeito!
  3. Saindo o futebol do clube, ele derrubaria as arquibancadas e transformaria o campo e arquibancadas em alguma coisa. Novamente: o que seria? Quem iria decidir seriam os sócios, num plebiscito por exemplo, com projetos feitos e apresentados por engenheiros e arquitetos, e com a devida aprovação do conselho e dele, claro! Tudo passa pelo conselho, diga-se de passagem! Excelentes idéias desse rapaz!
  4. Vai ressuscitar o esporte olímpico no clube. Esse vice-presidente de esportes olímpicos será um gestor consagrado no mercado, alguém que saiba utilizar as leis de incentivo ao esporte e outras formas de levantar os esportes olímpicos.
  5. Pretende unificar os caixas do clube, tendo um financeiro distruibuindo essa grana conforme necessidade! Disse que não dá pra ficar vários caixas como é hj e o water polo tirando dinheiro da natação e deixando a natação sem nada, por exemplo!
  6. Vai renegociar as dívidas do clube! Pelo menos vai tentar!
  7. É super a favor da unimed, mas não como está hj. Precisamos fazer com que Celso Barros confie no clube pra gerir o futebol! Pra isso ele terá esse gestor, peça chave pra ele, e o vice-presidente de futebol!
  8. Eu questionei sobre abrir o voto pro torcedor da arquibancada como faz o inter! Ele disse que é a favor, caso mude a forma como o clube é gerido hj. Eu, sinceramente não entendi muito a cabeça dele nesse item não, mas como o tempo tava acabando, já eram quase 22h, eu não insisti!
  9. Uma pergunta importantíssima que rolou lá foi sobre a política do clube como ele via. Apesar dele afirmar que se dá bem com todos no clube, grupos como o de José de Souza, e mais um lá que não lembro o nome ele não iria aceitar. Óbvio que ele não disse isso com essas palavras, mas deixou a entender. Disse também que caso um grupo venha pedir pra incluir gente na chapa, um grupo que ele aceite, claro, que ele irá pedir uma gama de nomes pra ele escolher, e não o grupo que escolhe. Achei a atitude dele muito boa nesse sentido também! Mostrou personalidade! Ele tem noção que sem alianças não chegará em lugar nenhum, mas ele irá se aliar com quem ele quiser, e só incluirá na chapa os nomes que ele achar convenientes! Bota meu nome aí nessa lista...
Bem, não tô lembrando de mais nada assim muito importante não! Conforme vá lendo as discussões sobre a reunião de ontem no forum do pavitri, eu atualizo vcs!

Mas gostei do cara! Tem uma cabeça aberta! Pensamento de empresário mesmo! E o mais importante pra mim é ele reconhecer que ele não é especialista em nada, logo, tem que contratar pessoas pra fazer as coisas pra ele, e não ficar dando pitacos! Apenas fazer como o gerente executivo aqui do trabalho, que recebe o grupo de engenheiros e diz se aceita ou não a idéias deles. Tem que ir lá e convencer ele pra que a grana, recursos, etc sejam liberados! Quando tem reunião aqui como o gerente executivo, neguinho se prepara 1 mês antes, por que sabe que se não convencer o chefão, nada feito!!!

Rodrigo Nascimento disse que pretende chegar em dezembro com sua chapa formada! São 200 nomes!

Pelo discurso do cara, eu diria que o pavitri vai apoiar ele! Pelas caras e bocas ontem na reunião, eu acho que Mário Vitor, Aquino, e os outros da coordenação gostaram do que viram! Ou seja, 50 nomes ele já tem!

Considerando que os adversários dele são, provavelmente, Julio Bueno, José de Souza e Peter Siemsen, e que o grupo do Horcades tá rachado, se o Rodrigo NAscimento realmente fechar a chapa dele até o final do ano tem grandes chances de presidir o clube no triênio 2011-2013!

Vamos aguardar!

Um grande abraço

Rogerio Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário