sexta-feira, 29 de maio de 2009

O maior goleiro de todos os tempos!

Primeiro goleiro da seleção, Marcos de Mendonça virou referência na posição

Bárbara Heliodora, crítica de teatro e filha do jogador, revela os bastidores da carreira do arqueiro, apaixonado por História do Brasil e pelo Fluminense

Rafael Cardoso Rio de Janeiro


  Reprodução/Arquivo

Tricolor apaixonado, Marcos de Mendonça foi fundamental no título da seleção em 1919

Em meio a craques populares como Friedenreich e Neco, um goleiro conseguiu se consagrar como um dos queridinhos da torcida brasileira no título sul-americano de 1919. Marcos Carneiro de Mendonça foi o primeiro da história a defender a meta da seleção e cumpriu o seu papel com verdadeira maestria, já que naquele ano foi o menos vazado da competição, com três gols sofridos. Sua fama se estenderia por outras gerações, como conta Bárbara Heliodora, famosa crítica de teatro e filha do ex-jogador.

- Houve uma história muito emocionante para mim. Na final da Copa de 1950, a família estava toda lá presente acompanhando a partida nas cadeiras. No fim do jogo foi aquele silêncio horroroso, inesquecível, uma coisa angustiante depois do 2 a 1 do Uruguai. Quando saíamos do Maracanã, um senhor parou repentinamente diante do meu pai e disse que se ele estivesse lá, o Brasil não perderia. Haviam passados 30 anos e o cara ainda se lembrava de como ele agarrava – narra, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM.

Clique aqui e veja a galeria de fotos com os detalhes do título sul-americano de 1919!

Confira a história completa dos acontecimentos que marcaram a conquista da seleção



  Divulgação/Divulgação

A medalha oficial do título sul-americano de 1919, com a inscrição do nome do goleiro Marcos

O episódio retrata bem a importância que Marcos de Mendonça teve para a consolidação do futebol no país. Talvez o senhor que o abordara em 1950 ainda tivesse viva em sua memória a lembrança do histórico duelo entre Brasil e Uruguai na final do Sul-Americano de 1919. Friedenreich foi aclamado como o autor do gol do título, mas o goleiro teve papel importantíssimo para segurar o poderoso ataque adversário durante os desgastantes 150 minutos de jogo.

 

O futebol como uma opção de vida


Marcos foi um dos grandes entusiastas do futebol logo que ele foi lançado. Além de se destacar na seleção brasileira, participou do primeiro tricampeonato carioca do Fluminense entre 1917 e 1919, time que teria sempre um lugar cativo em seu coração. Sua filha Bárbara, hoje com 85 anos, revela o motivo que o fez escolher a ingrata posição de goleiro.

- Ele teve uma pleurisia (inflamação que afeta os pulmões) aos 14 ou 15 anos. Era uma coisa complicada. Quando surgiu a moda do futebol, ele perguntou ao tio dele, que era médico, se ele poderia jogar. O tio disse que havia uma única maneira de praticar o esporte sem correr. A solução era ser goleiro. A altura acabou ajudando também, já que ele tinha 1,87m.

 

  Divulgação/Arquivo Pessoal

Bárbara Heliodora se orgulha do passado ilustre do pai e da importância histórica para o futebol

O arqueiro teve em seu currículo futebolístico os títulos do Carioca de 1917 pelo América, e da Copa Roca de 14 e do Sul-Americano de 22 pela seleção. Quando abandonou o futebol, trabalhou durante um tempo em uma usina siderúrgica. Após a aposentadoria, pôde dedicar sua vida a pesquisar e escrever livros sobre a história do Brasil. De personagem, passara a ser um analista da memória brasileira.

 

- Ele é parte da história de um esporte que ficou muito popular. Participou de algo que teve um alcance muito grande. Mesmo aposentado, sempre sentava em frente a televisão para acompanhar o Fluminense. Perder ou vencer não incomodava tanto. Considerava imperdoável se o time jogasse mal. Quando acontecia isso, resmungava "assim não dá" e saía da sala imediatamente - conta Bárbara. 

 

E como bom tricolor, Marcos de Mendonça fazia questão de vencer o Flamengo.

 

  Divulgação/GLOBOESPORTE.COM

Medalha do tricampeonato tricolor em 1919

- Com a minha mãe aconteceu uma coisa muito divertida. Uma mulher reconheceu o sobrenome dela em uma assinatura e perguntou se ela era esposa do Marcos. Com a confirmação da pergunta, disse: "A senhora não sabe como ele pegava". Minha mãe retrucou: "Como não? Namorei, noivei, casei com ele." A mulher então completou: "Não! Eu sou Flamengo. Eu é que sei o quanto ele pegava" – encerra Heliodora, divertindo-se.

Nosso grandioso estádio

Senhores, acredito que a reportagem que saiu hj no Globo nos traga muitas alegrias! Não tem nem o que comentar!

Excelente reportagem do rafael Cardoso!

Saboreiem a matéria!

Saudações tricolores

Há 90 anos, seleção iniciava trajetória vitoriosa com o seu primeiro grande título

Campeonato Sul-Americano de 1919 foi realizado no Rio de Janeiro, mas contagiou o país todo e fez nascer no brasileiro a paixão pelo futebol

Rafael Cardoso Rio de Janeiro

 

  Reprodução/Arquivo

A primeira geração vitoriosa da seleção brasileira, campeã do Sul-Americano há exatos 90 anos

Recordista de títulos mundiais, a seleção brasileira de futebol hoje impõe respeito em qualquer gramado que pise neste planeta. A camisa verde e amarela, imponente com as suas cinco estrelas bordadas, é um verdadeiro patrimônio nacional. Muitos dos que se orgulham deste passado glorioso, no entanto, desconhecem que foi preciso muita luta e suor para que o "team brasileiro" se consolidasse no cenário futebolístico. Os primeiros passos foram dados há exatos 90 anos com a conquista do Campeonato Sul-Americano, primeiro título de grande relevância da seleção. O dia 29 de maio de 1919 foi o pontapé inicial de uma das trajetórias mais vitoriosas do esporte mundial.

 

Confira aqui a galeria de fotos com as melhores imagens da conquista sul-americana!

 

O futebol começou no país como uma forma de entretenimento das elites. Trazido pelos ingleses para o Brasil, era prioritariamente disputado em clubes fechados, onde apenas sócios tinham acesso. Aos poucos foi ampliando o número de seus admiradores, mas a carência por ídolos e títulos freava o aumento de sua popularidade. A competição de 1919 rendeu os ingredientes necessários para que os brasileiros o escolhessem como uma de suas principais paixões. Primeiro torneio de nível internacional realizado em solo brasileiro, abriu caminho para a democratização do esporte. O troféu de campeão conquistado sobre o poderoso Uruguai foi um prêmio também para o público, que demonstrou muita empolgação ao longo de todo o campeonato.

 

As origens da febre futebolística

  Reprodução/Arquivo

O uniforme utilizado pelo Brasil em 1919

Em uma triste coincidência, assim como o mundo enfrenta hoje uma epidemia de gripe, também na segunda metade da década de 10 uma gripe fez grandes estragos no cotidiano da população. A chamada "febre espanhola" trouxe prejuízos também para o esporte. O calendário do futebol foi alterado em 1918, porque a situação era muito crítica. A terceira edição do Campeonato Sul-Americano, que já havia sido disputado em 1916 e 17, teve de ser adiada para 1919, quando a situação ficou um pouco mais amena.

 

O brasileiro em 19 convivia ainda com um ambiente político desfavorável, em um período conhecido como República Velha. Denúncias de corrupção, fraudes eleitorais e favorecimentos às classes mais ricas eram constantes. A população encontrou na seleção brasileira de futebol uma maneira de se sentir representada de forma democrática, principalmente porque os jogadores eram de diferentes classes sociais. Uma vitória daquele time simbolizava a vitória do povo. O jornal "A Rua", no dia 7 de maio, traduziu o sentimento que envolvia os preparativos da competição, responsável pelo "esquecimento" da gripe espanhola.

 

"Antes do campeonato, o football aqui já era uma doença: agora é uma grande epidemia, a coqueluche da cidade, de que ninguém escapa".

 

Evento esportivo contagia a Cidade Maravilhosa

  Reprodução/Arquivo

A cidade do Rio foi contagiada pelo ambiente futebolístico e lotou o estádio das Laranjeiras

O estádio das Laranjeiras, na sede do Fluminense, foi especialmente construído para a realização do Campeonato Sul-Americano. Quando as delegações de Chile, Argentina e Uruguai desembarcaram de navio na Praça Mauá (Rio de Janeiro), já havia um palco estruturado para recebê-los. A equipe brasileira estava concentrada para o início da competição, apostando em craques como o goleiro Marcos de Mendonça e os atacantes Friedenreich e Neco. No comando técnico, uma comissão improvisada pelos jogadores Amílcar Barbuy e Arnaldo Silveira (capitão), além de Mário Pollo, Affonso de Castro e Ferreira Vieira Netto. O dia 11 de maio marcou a estreia da seleção brasileira e do novo estádio. Não poderia ter sido melhor: 6 a 0 sobre o Chile, com direito a três gols de Friedenreich.

 

Relatos e fotos da época dão conta de que o estádio estava lotado durante todas as partidas. Cerca de 18 mil pessoas cabiam confortavelmente nas arquibancadas. Os homens trajavam elegantes ternos e chapéus, as senhoras usavam seus melhores vestidos e adereços. Do lado de fora, uma multidão - que não tinha condições de pagar pelo caro ingresso - tentava ver a partida, subindo no morro das Laranjeiras ou se aglomerando próximo à redação do "Jornal do Brasil", na Avenida Rio Branco (Centro da cidade), à espera do resultado. Independentemente do local em que estavam, todos puderam comemorar a segunda vitória, 3 a 1 na Argentina, no dia 18 de maio. Um novo show de bola da seleção.

 

Como os uruguaios também haviam vencido os seus dois primeiros jogos, o duelo contra os brasileiros no dia 25 de maio era uma verdadeira final. A equipe celeste jogou de luto pela morte do goleiro Roberto Cherry. Uma semana antes, ele havia se chocado contra um jogador na partida contra o Chile e precisou fazer uma cirurgia, mas não resistiu. Apesar disso, o time adversário não perdeu o ânimo e chegou a abrir 2 a 0 no placar. Mas graças a Neco, o primeiro grande ídolo da história do Corinthians, o Brasil arrancou o empate heróico em 2 a 2. Como na época não havia decisão por pênaltis, uma segunda partida foi marcada para o dia 27 de maio.

 

Tabela de jogos Classificação
11/5 Brasil 6x0 Chile Seleções Jogos Vitórias Empates Derrotas
11/5 Uruguai 3x2 Argentina Brasil 4 3 1 0
18/5 Uruguai 2x0 Chile Uruguai 4 2 1 1
18/5 Brasil 3x1 Argentina Argentina 3 1 0 2
25/5 Argentina 4x1 Chile Chile 3 0 0 3
25/5 Brasil 1x1 Uruguai  
29/5 Brasil 1x0 Uruguai  

A final mais longa da história: a batalha sul-americana

  Reprodução/Arquivo

Brasil e Uruguai fizeram ótimo duelo na final

O futebol brasileiro ainda era uma incógnita naqueles tempos. O Uruguai era a potência do continente e reconhecido como uma das melhores equipes do mundo. Afinal, era o atual bicampeão sul-americano, derrotando o Brasil nas duas edições anteriores do campeonato. E seria bicampeão olímpico em 1924 e 28. A expectativa pela revanche era grande. Ninguém queria perder novamente.  O mundo passava por um momento de exaltação dos nacionalismos e o duelo ultrapassava as quatro linhas. Os jornais brasileiros sabiam que o novo confronto, mesmo no Rio de Janeiro, seria uma verdadeira batalha.

 

Desde às 11h daquela quinta-feira, muitas bandeiras eram vistas pelos morros adjacentes. O governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas. Bancos e casas comerciais também fecharam as portas. Não se falava de outro assunto na cidade. Veio então a partida, embelezada pelo surpreendente número de senhoras nas arquibancadas, muito maior do que nos jogos anteriores. Durante os 90 minutos regulamentares, nada de gol. A partida foi para a prorrogação. Após 30 minutos, o placar continuava zerado. Os torcedores estavam tensos nas arquibancadas, os jogadores estavam exaustos em campo.

 

Foi preciso uma segunda prorrogação de mais 30 minutos. E foi aí que o artilheiro Friedenreich fez a diferença. Aos 3 minutos, Neco correu pela direita e lançou a bola para a área. Heitor recebeu e arriscou o chute, espalmado por Saporiti. A bola caiu nos pés do goleador brasileiro, que chutou à meia altura: 1 a 0. Após 150 minutos de jogo, o Brasil erguia a sua primeira taça de expressão.  Estava plantada a semente para um futuro grandioso.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Importância ofuscada!

Toda essa confusão de torcedores, derrotas pro corinthians, derrota em pleno maracanã pro santos, diguinhos, jailtons, leandros, etc, tiram nossa razão, nos fazem ficar com os nervos à flor da pele e esquecermos de nossa história, nossas glórias, nossa grandeza!

A exatos 25 anos atrás, num domingo, dia 27 de maio de 1984, conquistávamos o que foi nosso último grande título no nível nacional! Não! Não considero a copa do Brasil de 2007 maior que o brasileiro, apesar de nos ter levado à libertadores.

Não é hora de criticarmos se tem muito tempo ou não, mas de aproveitarmos a data e nos esbaldarmos de nostalgia!

Pois bem, foi mais um daqueles brasileiros confusos, com 4 fases, sendo que a quarta fase, que eram as finais, tinham quartas, semifinais e finais. Houve ascensão no meio do campeonato, caso do time de Uberlândia, que entrou diretamente na terceira fase do torneio.

Na primeira fase, foram 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota para o Santos de Rodolfo Rodrigues no Maracanã, para um publico de 25.903 pagantes. Essa derrota veio em um momento que já estávamos classificados para a segunda fase, apenas decidindo quem seria o primeiro do grupo, que ficou com o Santos. Estávamos desfalcados de Paulo Vítor e Aldo, Romerito ainda não estava contratado e nosso técnico ainda era o Carbone.

Na segunda fase, foram 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota para o Goiás na ultima rodada, em que já estávamos igualmente classificados com o primeiro lugar garantido! Aldo e Romerito não jogaram, e ainda tivemos nossos 2 zagueiros expulsos, Ricardo Gomes e Duílio. Nessa fase, eliminamos Bahia E São Paulo que não era nem de perto o bicho papão de hoje em dia.

Na terceira fase, Carbone saiu e entrou Parreira que estreou contra o Operário-MS na quarta rodada com uma vitória de 2x0. E também tivemos a estréia de Romerito logo no primeiro jogo, contra o Santo André, ainda no comando de Carbone! Foram 6 jogos, 4 vitórias e 2 empates. Carbone saiu tendo drigido o FLU em 17 jogos nesse campeonato, sendo 10 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Terminamos essa fase em primeiro lugar também.

Nas quartas de final o FLU pegou o Coritiba, que no ano seguinte seria o campeão brasileiro. O Fluminense jogou com a vantagem de dois empates, pois possuía uma campanha melhor que o adversário. O primeiro jogo foi na casa do adversário, aonde o FLU arrancou um empate em 2x2. No jogo de volta, o FLU massacrou o Coritiba com uma goleada impiedosa de 5x0, com 2 gols de Washington e 1 de Renê que entrou no lugar de Branco. Não sei por que, mas o público era pequeno na ocasião, apenas 60.385 pagantes, o que pra época era irrisório. Pra melhorar nossa noite de domingo, vimos o nosso arqui rival, depois de passar a semana inteira se gabando da vitória de 2x0 no maracanã e cantar vitória o tempo todo, tomar uma sapecada no Morumbi repleto de corintianos de 4x1 e consequentemente ser eliminados do campeonato.

As semifinais foram um dos jogos mais inesquecíveis da nosso história. Depois de 76, aquele maldito domingo chuvoso, aquela maldita mentira da invasão corintiana, que hj já se sabe que foram menos de 30mil corintianos, e que eles não dividiram porra nenhuma o maracanã com o FLU, visto que o estádio tinha mais de 150mil pagantes na ocasião, reencontrávamos nosso algozes para mais uma semifinal de brasileiro, só que agora sem dilúvio. Partimos pro Morumbi naquele domingo, com 90.560 torcedores no estádio. Jogo tenso. FLU jogando completo. Corinthians de Carlos, goleiro reserva da seleção em 82, Zenon, Sócrates, caagrande, Biro-biro, Wladimir e Atabira. Um timaço!!! Praticamente imbatível! Com um futebol impecável, e dois gols de contra ataque, saímos do Morumbi com a mão na vaga para as finais. O primeiro gol foi uma jogada de Tato pela esquerda, driblou o lateral deles e recebeu a falta. Na cobrança, Jandir colocou na cabeça de Assis que, sozinho, sem marcação cabeceou no alto, rente ao travessão, vencendo a barreira corintiana chamada Carlos! Festa da torcida tricolor. Eram 39 do primeiro tempo!
O segundo gol tricolor é um gol que fica muito difícil descrever não tendo visto ao vivo ali no estádio, por que a televisão não conseguiu acompanhar o que eu posso chamar do contra ataque mais fulminante da história do futebol mundial!!!!! Eram 39 do segundo tempo, a pressão corintiana era absurda e numa bola pela esquerda, Zenon caiu trombando com Delei na linha de fundo de nossa defesa. Os jogadores corintianos pediram falta e se desconcentraram por 2 segundos! Eu disse 2 segundos! Foi o suficiente pra Branco girar o corpo e lançar Washington, esse deu um balão desmoralizante ainda no campo tricolor no lateral Wladimir, aonde ele ainda tentou colocar a mão na bola, mas não conseguiu. Correu como uma bala de fuzil até a área corintiana sem ninguém sequer conseguir chegar perto dele. Assis o acompanhava de perto. Nisso ele invade a área e chuta! Eram Washington, Assis e tato, vindo bem mais atrás, contra 3 corintianos. Carlos não segura a bola, e a rebate para o meio da área. Tato, rápido como um leão toca de bico, antes do jogador corintiano, no contra pé de Carlos, no cantinho esquerdo do goleiro. A bola entra suave, macia.... 2x0 FLU e desespero dos corintianos! Festa da imensa massa tricolor no Morumbi e em todo o Brasil! Um detalhe é que Washington tentou achar Assis que estava do outro lado da área, o que carlos evitou, mas não evitou a chegada de Tato!

O jogo de volta do Maracanã para 118.370 torcedores foi só uma festa linda da torcida tricolor e suas bandeiras comemorando a tranquila passagem pra final depois de 14 anos.





Nosso adversário, quem diria, seria o vasco da Gama, que tinha sido convidado pra participar do campeonato brasileiro, visto que tinha sido 7º colocado no carioca do ano passado e não teria direito a disputar o brasileiro de 84. Naquela época tudo era confuso!

Mas bem, eles eliminaram o poderoso Grêmio, que havia sido campeão mundial no ano anterior!

No primeiro jogo da final, inexplicáveis 63.156 torcedores para assistir a primeira final de um campeonato brasileiro entre clubes da mesma cidade.

O FLU tinha a melhor defesa, 13 gols e o Vasco de Mauricinho e Roberto Dinamite, o melhor ataque 51 gols.

Jogo conturbado, mas time que tem Assis, Washington, Tato e Romerito não pode perder. Não tem como perder!

Washington (à esquerda), em sua passagem pelo Fluminense

E venceu! Aos 23 do primeiro tempo, novamente, num contra ataque fulminante, Tato rompeu a linha que divide o gramado, correu até a intermediária e rolou pra Assis que fazia o papel de ponta naquele ataque. Ele olhou pra área, lotada de vascaínos. Eram 4 vascaínos dentro da área, 1 marcando o Assis e 1 chegando pela intermediária pra segurar o Tato. A bola foi alçada como se fosse com a mão para Washington, que nitidamente esperou Assis olhar pra área pra dar uma arrancada e aparecer na frente dos zagueiros. Mas por força do destino, nosso grandalhão atabalhoado passou da bola. Não tem problema! Romerito, Don Romero  estava logo atrás dele pra empurrar para o gol. Tudo bem que o goleiro deles, O Roberto Costa defendeu, mas como disse, pra time que tem Assis, Washington, Tato e Romerito, tudo dá certo. E abola voltou pra Don Romero que já estava correndo pra comemorar o gol, mas teve que voltar, confirmar o serviço, e aí sim partir pro abraço! 1x0 FLU e festa no maraca! Que festa!!! Linda!!!

O segundo jogo novamente serviu apenas pra confirmar o que o primeiro já havia escrito: o título do FLU! O Vasco tentou, mas o FLU foi melhor, mais bem armado, mais bem estruturado e com mais vontade, coisa rara hj em dia!

Dia 27 de maio de 1984! Essa data é pra ficar pra história! Comemoremos bastante! Somos bi-campeões brasileiros!

Saudações tricolores

Rogerio Miranda




A Final:

27/05/84

Vasco 0x0 Fluminense
Local: Maracanã (RJ)
Juiz: Romualdo Arpi Filho (SP)
Renda: CR$ 638.160.000,00
Público: 128.781 espectadores

Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivã, Daniel Gonzáles e Airton; Pires, Mário e Arturzinho; Jussiê (Marcelo), Roberto Dinamite e Marquinho
Técnico: Edu

Fluminense: Paulo Vitor; Aldo, Duílio, Ricardo e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato
Técnico: Carlos Alberto Parreira

[flu+1984.jpg]



O time campeão do Fluminense:

Goleiro: Paulo Vitor e Ricardo Lopes
Laterais: Aldo, Beto, Branco, Carlos Eduardo, Getúlio e Renato Martins
Zagueiros: Duílio, Maurão, Ricardo Gomes e Vica
Meio Campistas: Assis, Delei, Edson, Jandir, Leomir, Renê e Romerito
Atacantes: Daíco, Paulinho, Paulinho Cascavel, Rogério, Ronaldo, Tato, Washington e Wilsinho
Técnico: Carlos Alberto Parreira


A Campanha:
1a Fase:
1-1 Santos - f
0-0 Ferroviário – f
1-0 ABC – c
1-0 Confiança – c
2-0 Confiança – f
2-1 ABC – f
0-1 Santos – c
2-0 Ferroviário – c
2a Fase:
1-1 Bahia - f
3-0 Goiás – c
2-0 São Paulo – f
3-1 Bahia – c
0-0 São Paulo – c
0-3 Goiás – f
3a Fase:
1-0 Santo André - c
0-0 Operário/MS - f
1-0 Portuguesa – f
2-0 Operário/MS – c
4-2 Portuguesa – c
1-1 Santo André – c
4a Fase:
2-2 Coritiba – f
5-0 Coritiba – c
5a Fase:
2-0 Corinthians - f
0-0 Corinthians – c
Final:
1-0 Vasco da Gama - f
0-0 Vasco da Gama - c

[Fluminense-1984.jpg]
















[FLUMINENSE+1984.jpg]



[FLUMINENSE_1984.png]




Inacreditável!

http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/3/248FE3_1.jpg


Difícil comentar alguma coisa hj! Parece que o mundo tricolor está virando de cabeça pra baixo!

Já não bastasse a humilhante derrota par ao Santos no domingo, jogo que sequer foi comentado, por que não tem o que comentar, o resultado fala por si só, ontem durante o treino, algumas pessoas com a camisa de uma torcida organizada do fluminense, invadiram o gramado, discutiram com os jogadores, e, pasmem, agrediram o Diguinho, que teve que sair correndo pra não apanhar mais. Um segurança deu 2 tiros para o alto pra dispersar a situação. Dizem que foi contratado pela diretoria pois a diretoria já sabia do protesto pela internet. Outros dizem que era segurança particular do FH! Independente de quem seja o segurança, ele não pode fazer isso! A polícia foi chamada e o protesto controlado!

Esse lamentável, vergohoso e triste episódio levanta n elevado a k questões:

  1. Quem é o real culpado pela suituação do clube? Os jogadores? A comissão ténica? Ou a diretoria? Um comentário pra ajudar a elucidar essa questão: em clubes sérios, os jogadores por pior que sejam, sempre rendem mais que no FLU. Tem horários rotinas, monitorações muito mais rigorosas que nas laranjeiras.
  2. Como pode torcedores invadirem o campo de jogo nas laranjeiras? Não é a primeira vez que torcedores vão aos treinos pra protestar, mas invadir o campo? Como pode? Cadê a segurança dos jogadores? Aonde está o ambiente de trabalho tranquilo para eles trabalharem?
  3. Como pode a diretoria dar ingressos pra torcida organizada que invade o campo pra agredir jogadores?
Hj, tivemos um dia de marginais, um dia a ser apagado na nossa história!

Espero que os culpados sejam punidos e que a diretoria do FLU faça algo pra preservar a segurança dos jogadores.

Senhores, o Eduardo ratinho não tem culpa de ser horroroso! A culpa é de quem contrata ele, vê que ele é horroroso e não faz nada pra mandar ele embora! Esse é o grande culpado!

Sem mais pro momento.

Saudações tricolores

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O FLU de amanhã????

Newcastle cai e confirma que torcer, até a morte, é o mais bonito do futebol

por Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br


Minha filha tem 11 anos e há aproximadamente quatro escolheu um time para torcer. Obviamente fiquei feliz pelo interesse da menina por futebol, mas alertei: "Agora você não pode trocar, terá que ficar ao lado desse clube para sempre, até o fim, aconteça o que acontecer".

Ela não virou casaca. Para quem gosta de futebol, torcer é a melhor parte. O sofrimento das derrotas é recompensado pela euforia das vitórias. E quando elas demoram, a alegria é mais rica, maior, como se ficasse guardada, sendo acumulada numa caderneta de poupança durante anos. Torcer para o mais forte, para o melhor? Deixemos para quem não gosta de futebol.

A paixão do torcedor é algo incondicional. Você simplesmente ama um time, a ponto de acompanhá-lo todo o tempo. Em "las buenas y en las malas", como cantam as hinchadas argentinas. Não por acaso a fidelidade ao clube de coração é o maior orgulho do verdadeiro torcedor.


Fã do Newcastle chora após a derrota para o Aston Villa
Fã do Newcastle chora na arquibancada após a derrota para o Villa

Imagine uma agremiação com 127 anos de existência e mirrados quatro campeonatos nacionais, o mais recente (?) há 82 temporadas. Para aliviar (?) um pouco o jejum, são seis Copas, mas a última conquistada 54 anos atrás.

O time não faz boa campanha desde a temporada 2002/2003, quando foi terceiro. Para piorar, passou os últimos meses lutando contra o rebaixamento. Mesmo assim, em média 48.750 pessoas pagaram para ver seus jogos em casa, no estádio que comporta 52.387. São incríveis 93% de ocupação.

Este é o Newcastle United, que caiu para a segunda divisão da Inglaterra. Na última rodada da Premier League, dependia de tropeços de Sunderland ou Hull City, que perderam. Mas aí precisaria pelo menos empatar com o Aston Villa. Foi derrotado. E com gol contra do irlandês Duff.

O ex-jogador do Chelsea é um dos vários nomes destacados, de seleção, que os Magpies contrataram nas últimas temporadas. Sem sucesso. Os seguidos fiascos culminaram no rebaixamento. E a queda se confirmou sob o comando do maior ídolo recente, Alan Shearer.

Torcida do Newcastle perplexa em Birmingham
Torcida do Newcastle perplexa em Birmingham com a derrota para o Aston Villa

O ex-artilheiro assumiu o barco em meio à tempestade tentando livrá-lo do naufrágio. Não deu, mesmo contando com nomes de peso, casos de Coloccini, Joey Barton, Oba-Oba Martins, Alan Smith, Jonás Guttiérrez, Gerémi, Nick Butt, Løvenkrands, Viduka e o outrora badaladíssimo Michael Owen.

Os torcedores presentes ao Villa Park, em Birmingham, sofreram, choraram e no final aplaudiram — clique aqui e veja o vídeo da BBC. Quando a próxima temporada começar, os adversários não serão Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal, e sim Barnsley, Plymouth, Doncaster, entre outros times pequenos, quase inexpressivos.

Mas a torcida estará lá, lotando Saint James' Park, como sempre. É assim na Inglaterra, na Argentina, na Alemanha, no Brasil. A explicação é simples: melhor do que vencer é ter um time pelo qual torcer.


Saint James Park: casa cheia nos jogos do Newcastle United      

Saint James Park: casa sempre cheia nos jogos do Newcastle United

domingo, 24 de maio de 2009

Vergonha!

FLUMINENSE 1 X 4 SANTOS

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/5/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: José Antônio Chaves Franco (RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
Renda/público: R$ 164.071,50 / 11.953 pagantes e 13.274 presentes
Cartões amarelos: Luiz Alberto (FLU); Léo, Molina (SAN)
Cartões vermelhos: Dieguinho, 21'/2ºT, Eduardo Ratinho, 40'/2ºT (FLU)
GOLS: Mariano, 9'/1ºT (1-0); Molina, 37'/1ºT (1-1); Madson, 6'/2ºT (1-2); Kléber Pereira, 39'/2ºT (1-3); Kléber Pereira, 41'/2ºT (1-4)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Mariano (Eduardo Ratinho, 45'/1ºT), Edcarlos, Luiz Alberto e Dieguinho; Wellington Monteiro, Marquinho (Maurício, 9'/2ºT), Conca e Thiago Neves; Maicon (Alan, 9'/2ºT) e Fred. Técnico: Parreira.

SANTOS: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Domingos e Léo; Roberto Brum, Rodrigo Souto, Madson e Molina (Neymar, 38'/2ºT); Kléber Pereira e Paulo Henrique (Paulo Rodrigues, 30'/2ºT). Técnico: Vágner Mancini.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Acabou!

O ano de 2009 acabou para as chances de título tricolor!

Mais uma vez!

Falar o quê?

Que não temos laterais? Ou que não temos volantes?

Que o Fred está numa má fase lamentável? Que está isolado demais no ataque? Que a bola não chega até ele? Que ele tá tendo que vir até ao meio de campo buscar bola, por que senão ele nem toca nela durante o jogo?

Que a falta que o Eduardo ratinho fez no Jorge Henrique, aos 5min do primeiro tempo, na entrada da área, que originou o primeiro gol dos gambás, foi desclassificante? Um absurdo? Sem necessidade?

Que no segundo gol dos gambás, o Eduardo ratinho ver o Jorge Henrique passando pela sua frente pra receber a bola, mas atrás da zaga que não o estava vendo, e não fazer nada é pra tirar ele do clube e nunca mais voltar?

Que o gol que o Edcarlos perdeu aos 32 do primeiro tempo é um absurdo?

Que Conca tem lugar certo na seleção argentina? Como está jogando o conquinha...

Que o time do Corinthians não é isso tudo?

Que o pênalti que o Simon deixou de marcar no Dieguinho aos 28 do segundo tempo, quando o jogo estava 2x2 poderia mudar o resultado do jogo e poderíamos presenciar uma virada histórica do fluzão? Bem que falaram: "Ele vai errar. Espero que seja a nosso favor!". Não foi! Uma pena! Não que isso mudasse o que eu acho do time ou escondesse os erros lastimáveis da nossa diretoria, mas seria justo, pois o flu fez por onde virar o jogo no segundo tempo, e o corinthians recuou covardemente de tal forma que mereceu igualmente tomar essa virada! Mas não vamos reclamar, não é verdade? Afinal de contas erros da arbitragem fazem parte do espetáculo! Pena que quase sempre sejam a favor dos adversários do FLU.

A se destacar também a torcida. Tivéssemos mais de 30 milhões de torcedores, como nosso coirmão da Lagoa, seríamos manchete mundial, interplanetária, intergalática. Um desses colunistas porcarias que tem por aí comentou que os jogos do fluminense se pagam não pelas estrelas em campo, ou pelos gols, mas pelo show da torcida!

Início do segundo tempo na quarta feira, as esperanças em cima da classificação sumindo, e a torcida fazendo o maraca tremer! Naquele momento, eu parei, olhei e me perguntei: Quem são esses alucinados? Pois é! Eu era um deles, e deu certo! Empatamos o jogo. Poderíamos ter virado! Talvez a classificação não viesse. Acho até justo que não tivesse vindo dado o comportamento do time e do técnico durante os dois jogos do FLU, mas que a vitória na quarta seria um prêmio pra torcida, isso eu não tenho dúvidas!

Mas é isso! Pés no chão! Acabou o ano! Melhor: acabou não! Temos que fazer das tripas coração pra não passarmos de novo o sufoco do ano passado.

Boatos ligam Valdívia ao FLU. Que venha! Dinheiro pra trazer ele tem e de sobra!

Parabéns ao Corinthians! Mereceu a classificação por ser mais organizado em campo!

Que a diretoria do FLU use melhor seu rio de dinheiro! Como querer ser campeão com os laterais e volantes que temos? Impossível!

E agora voltemos nossos olhos pro brasileirão 2009, que se não empolga pelo time, empolga pelo espetáculo da torcida!

70 mil no maraca numa quarta de final de copa do brasil!

Como dizem nossos coirmãos: Que torcida é essa?

Saudações tricolores

Fluminense 2x2 Corinthians
Fernando Henrique, Eduardo Ratinho (Dieguinho), Luiz Alberto, Edcarlos e Mariano; Wellington Monteiro, Marquinho (Tartá), Conca e Thiago Neves; Maicon (Alan) e Fred Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique (Morais), Ronaldo (Diego) e Dentinho (Boquita)
Técnico: Carlos Alberto Parreira Técnico: Mano Menezes
Gols: Chicão, aos seis, e Jorge Henrique, aos 16 minutos do primeiro tempo; Alan, aos 18, e Thiago Neves, aos 23 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Maicon, Fred, Wellington Monteiro, Alan e Thiago Neves (Fluminense); André Santos, Morais (Corinthians)

Estádio: Maracanã Data: 20/05/2009 Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS/Fifa) Auxiliares: Roberto Braatz (PR/Fifa) e Marcelo Barison (RS)

Renda: R$ 1.299.382

Público: 64.533 pagantes (68.158 presentes)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Decisões

Depois de voltar de São Paulo,muita coisa aconteceu! Além do cansaço da viagem, muito trabalho e os filhos muito carentes em casa.
Aquela derrota pro corinitians, com pouco mais de 30 mil pessoas no pacaembu, incluindo a cerca de 2mil tricolores no local, foi
merecida. FH salvou o FLU pela milésima vez! Se formos campeões, esse jogo ficará marcado pelas defesas dele!











CORINTHIANS 1 X 0 FLUMINENSE

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Elias e Douglas (Boquita); Dentinho (Morais), Ronaldo e Jorge Henrique (Otacílio Neto)
Técnico: Mano Menezes

Fluminense
Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício, Marquinho e Thiago Neves (Conca); Maicon (Alan) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 13/05/2009 (quarta-feira)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
Público: 29.752 pagantes (total de 30.949)
Renda: R$ 1.196.410,00
Cartão amarelo: André Santos (COR)
Gol: Dentinho, aos 10min do primeiro tempo


No domingo tivemos o dia das mães, com um FLU x São Paulo pela estréia do brasileirão 2009 no Maraca, com pouco mais de 15 mil tricolores. Um público pequeno, dada a estréia do campeonato, mas era dia das mães. Dá um descanso, né?

FLUMINENSE 1 X 0 SÃO PAULO

Data: 10/05/2009, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Público e renda: 14.574 pagantes e R$ 228.098,00
Cartões amarelos: Luiz Alberto (FLU), Richarlyson (SÃO), Jorge Wagner (SÃO), Hugo (SÃO), Fernando Henrique (FLU) e Wellington (SÃO)
Gol: Maurício aos 2min, do primeiro tempo.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Fabinho), Marquinho e Thiago Neves (Tartá); Maicon (Everton) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

SÃO PAULO
Bosco; Arouca, Renato Silva, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson (Wagner Diniz), Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto (Wellington); Washington e Hugo (Borges)
Técnico: Muricy Ramalho

Tivemos também o 0x0 contra o Barueri! Jogamos bem, com 6 reservas no time. Uma grata surpresa pra mim foi o Dieguinho, jogador de Xerém, que atuou no lugar de João Paulo pela lateral esquerda. Foi muito bem pra uma estréia! Quem sabe não tem futuro esse rapaz?

BARUERI 0 x 0 FLUMINENSE

Barueri
Renê; Marcos Pimentel (Éder), Daniel Marques, Leandro Castan e Márcio Careca; Ralf, Leanderson (Camilo), Everton e Thiago Humberto (Val Baiano); Fernandinho e Pedrão. Técnico: Estevan Soares.
Técnico: Estevam Soares

Fluminense
Fernando Henrique; Eduardo Ratinho, Cássio, Edcarlos e Dieguinho; Wellington Monteiro, Romeu (Fabinho), Marquinho e Conca (Tartá); Maicon e Alan (Everton Santos)
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 17/05/2009 (domingo)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Cartões amarelos: Marcos Pimentel, Daniel Marques e Leanderson (BAR); Edcarlos e Alan (FLU)


Depois dessa semana de recesso,  amanhã teremos a primeira grande decisão do ano! Não! A grande decisão do ano não foi o fla flu pela semifinal do carioca! Claro que não!
A grande decisão é amanhã! Pegar os curintchas no Maracanã, precisando de ganhar por 2 gols de diferença, com mais de 60mil tricolores no maraca? Isso é uma final!

Um jogadorzinho deles, disse que se fosse a torcida do lado mal da força, a pressão seria maior.

Rapaz, esse cara vai se arrepender de ter falado isso. Ele atiçou a torcida de uma forma, que vcs não tem noção! Não que precisasse. Mesmo que ele não falasse nada, teríamos 50 mil no maracanã! Mas com essa declaração, 60mil será pouco!

Precisamos analisar o elenco pro ano de 2009.

Tivemos 3 contratações esta semana. Diogo e Fábio Santos, volantes, sendo que o Diogo deve jogar na lateral direita e Kieza atacante vindo do Americano.

Iremos falar sobre isso, mas hj não tem outro papo senão a decisão de amanhã!

Carlos Eugenio Simon, depois de inúmeras arbitragens atrapalhadas, apita a decisão!

Conca jogou contra o Barueri muito bem!

Diguinho teve outro problema e não jogou. Tá no chinelinho ele! Deixa ser...

Pra mim o time contra o Corinthians poderia ser:

Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Dieguinho; Wellington Monteiro, Fabinho, Conca e Thiago Neves; Fred e Maicon.

Até amanhã a gente comenta mais!

Saudações tricolores

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Recepção dos tricolores em SP

Por que os corintianos quando vem ao Rio são bem tratados pela nossa torcida e quando chegamos em SP, somos destratados?

Não sou de torcida organizada. Sou um apaixonado pelo tricolor carioca. Saí do meu trabalho ontem aqui no Rio em direção ao Pacaembu! Primeiro que não se pode andar com a camisa do flu pelas ruas, nem pelo metrô, nem por lugar nenhum! Domingo passado, jogo entre flu x são paulo no maracanã, torcedores do são paulo ficavam na bilheteria, nos bares, desfilando suas camisas e nada acontecia, exceto as tradicionais provocações, mas nenhuma violência!

É inaceitável, absurdo, e o que mais vc quiser falar de ruim, o tratamento da polícia militar de SP com os visitantes! Eles tem que saber diferenciar torcida organizada do torcedor que mora em SP, ou que vai do Rio por contra própria ver o jogo. Um absurdo. Fomos tratados como gado naquela esculhambação! Eu tive que ficar do lado de fora, pra esperar um amigo, e os PMs queriam que ficássemos em cima da calçada. Só que tinha muita gente pra entrar. Como eles conseguiram isso? Na porrada! Só que tinha mulheres, crianças, galera com mais idade… Na hora de ir embora, eles liberaram a torcida logo que acabou o jogo e F***-se… Ainda falaram assim: "cuidado que a torcida do corinthians tá saindo…". Na ladeira pro metro, não tinha um policial, não tinha nada… Aqui no jogo contra o São Paulo, tinha torcedor do São Paulo na bilheteria comprando ingresso, descendo a rampa junto com a torcida do flu, na frente do maraca tomando cerveja e nada aconteceu. E, independente da educação da torcida tricolor, tinha PM por todo lado pra garantir a segurança deles! Teve um PM que disse "vcs pensam que estão no Rio? Isso aqui não é Rio não!" Um absurdo! Um cúmulo! Triste! Da próxima vez que eu for, não posso levar meu filho, por que é um absurdo. Tinha um casal lá com um garoto que quase tomaram porrada por nada! E, honetamente, tirando alguns cantos, não vi a torcida do flu provocando ninguém, apesar de do outro lado da rua ter inúmeros travecos urubuzando nossa torcida! Fiquei indignado! Um absurdo! É nessas horas que tem que ter a cabeça no lugar pra não arrumar um tumulto com um PM daqueles e acabar preso! Uma palhaçada!!!! PM de m…

Quando o corinthians vem aqui no Rio, eles passam no meio de nossa torcida, e nada acontece. Tem aqueles tradicionais xingamentos de ambas as partes, mas ninguém é agredido, anda mais se for uma pessoa, ou duas. Nunca vi isso! O cara vem de SPe é extremamente bem tratado aqui pela nossa torcida! Aí chega lá e é essa palhaçada!

Vergonhoso!

Quarta que vem, quando vierem ao Rio, os corintianos vão ver como se recepciona uma torcida! A gente ensina a eles!

Independente do time, somos brasileiros, não aceito o tratamento dispensado pela PM! Uma vergonha!

Estou indignado!

Sempre vou a SP ver os jogos, mas sempre com a torcida. Foi a primeira vez que fui sozinho. Um absurdo!

Saudações tricolores


terça-feira, 12 de maio de 2009

Berço da seleção, Estádio das Laranjeiras faz 90 anos

Fonte: Blog Bola de meia, Enviado por Bernardo Pombo

FLUMANIA - Foto do canteiro de obras do Estádio. As arquibancadas sendo construídas. Ao fundo o Palácio Guanabara

O berço da seleção brasileira comemora 90 anos nesta segunda-feira. Em 11 de maio de 1919, o Estádio das Laranjeiras, o primeiro do Brasil construído para receber grandes públicos, foi inaugurado com capacidade para 15 mil espectadores sediando o Campeonato Sul-Americano. Na estreia, o Brasil venceu o Chile por 6 a 0, com três gols de Friedenreich, conquistando mais tarde o título em decisão contra o Uruguai.

As belas fotos são do ótimo site Flumania.

FLUMANIA - Parte das arquibancadas e tribuna quase prontas

O campo do Fluminense é de 1904, mas somente em 1919, para socorrer a Confederação Brasileira de Desportos, a diretoria tricolor construiu as arquibancadas e a seleção conquistou ali seu primeiro título relevante. Isso mostra a importância do Flu no desenvolvimento do futebol no Brasil.

FLUMANIA - As arquibancadas do lado oposto já prontas, eram mais inclinadas e ainda não havia o segundo lance. A capacidade de público no anel do moderno estádio era bem maior

Também foi nas Laranjeiras - ainda sem as tradicionais arquibancadas - que a seleção brasileira fez o seu primeiro jogo oficial, em 1914, vencendo o Exeter City, da Inglaterra, por 2 a 0. O primeiro gol foi marcado por Oswaldo Gomes, um dos jogadores do Flu na seleção. Ah, Preguinho, também tricolor, foi o autor do primeiro gol da seleção em Copas do Mundo.

FLUMANIA - Parte externa do Estádio ainda em construção

Algumas curiosidades das Laranjeiras:

1 - Maior artilheiro do estádio: Preguinho, 101 gols

2 - O Fluminense jogou nas Laranjeiras 849 vezes, com 538 vitórias, 158 empates e 153 derrotas

3 - O último jogo oficial disputado nas Laranjeiras acabou com empate de 3 a 3 entre Flu e Americano em 26-02-2003

4 - Em 1961, após dois anos de entendimentos iniciados com a prefeitura do antigo Distrito Federal e, posteriormente com o governo do então estado da Guanabara, o Fluminense teve parte de seu terreno desapropriado pela Sursan, em uma faixa de terreno situada na Rua Pinheiro Machado. A arquibancada foi demolida

5 - Em 2004, o estádio teve o nome rebatizado para Manuel Schwartz em homenagem ao ex-presidente tricolor

FLUMANIA - Arquibancadas atrás do gol da Rua Pinheiro Machado. O anel se fechava

A ficha do jogo de estreia do Brasil no Sul-Americano de 1919

Brasil 6 x 0 Chile: Marcos (Fluminense), Píndaro (Flamengo), Bianco (Palestra Itália), Sérgio (Paulistano), Amílcar (Corinthians), Galo (Flamengo), Luiz Menezes (Botafogo), Neco (Corinthians), Friedenreich (Paulistano), Haroldo (Santos) e Arnaldo (Santos). Gols: Friedenreich (3), Neco (2), Haroldo

FLUMANIA - Foto do Estádio ainda em construção 1917/1918

FLUMANIA - Dia de jogo, estádio cheio. Em detalhe a pista de atletismo. ( Acervo do F.F.C. )

FLUMANIA

Muitos craques já passaram pelas Laranjeiras. Um templo do futebol mundial.

OBS: Quer saber mais sobre a história do Flu? Visite o ótimo site Flumania.

OBS: No site RSSSF, confira os jogos que decidiram títulos nas Laranjeiras.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estréia do Brasileirão 2009 - parte II

Só pra informar público e renda: 14.574 pagantes com 15.843 presentes, renda de R$ 228.098,00.

Li em algum lugar que a torcida decepcionou. Historicamente essa é a média de publico do fluminense. São esses mesmo 15mil fiéis que estão lá todo jogo.

Dia das mães! 16h. Não sabem o sufoco que eu fiz pra ir ao jogo? Imaginem quem não é doente pelo FLU como eu?

Pra mim tá ótimo! Esses 15mil fizeram a festa! Arrebentaram!!!

Saudações tricolores

FLUMINENSE 1 X 0 SÃO PAULO

Data: 10/05/2009, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Público e renda: 14.574 pagantes e R$ 228.098,00
Cartões amarelos: Luiz Alberto (FLU), Richarlyson (SÃO), Jorge Wagner (SÃO), Hugo (SÃO), Fernando Henrique (FLU) e Wellington (SÃO)
Gol: Maurício aos 2min, do primeiro tempo.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Fabinho), Marquinho e Thiago Neves (Tartá); Maicon (Everton) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

SÃO PAULO
Bosco; Arouca, Renato Silva, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson (Wagner Diniz), Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto (Wellington); Washington e Hugo (Borges)
Técnico: Muricy Ramalho

domingo, 10 de maio de 2009

Estréia do brasileirão 2009

Segundo domingo de maio! Dia das mães! Que maravilha! Quer dia melhor pra estrear no Brasileirão!.

Pois bem, depois de aguentar a patroa o dia inteiro de bico por causa da peleja, lá estamos nós no maraca!

Ir no maraca ver o fluzão é muito bom, né? Na vitória! Na derrota! Tanto faz! Ô torcida bonita, educada, meu Deus.. que maravilha!

Uma meia dúzia de bambis vieram também! hahaha... vai pra casa paulista!!!

Início de jogo, e com menos de 2 min Maurício recebe uma bola de Fred e chuta (ou cruza, não sei) de esquerda, sua perna ruim, fora da área, da intermediária, a impaciente torcida do fluminense já pronta pra xingar o desgraçado, quando a bola começa a descer, passeia por toda a grande área, bate na parte interna do travessão e estufa a rede lateral do gol do Maracanã! 1x0 FLU! Inacreditável! Eu subia e descia as escadas do maraca igual a um doido! Pra cima deles porraaaa!!!!!!!!!!!

O que se viu dali pra frente foi o seguinte: o FLU marcando do meio campo pra trás, o São Paulo com a bola 90% do tempo mas sem ameaçar o FLU. Pelo contrário, depois do gol, o São Paulo não teve nenhuma chance de gol, enquanto o FLU teve duas chances assim claríssimas. Numa delas, Thiago Neves recebeu excelente passe do excelente Fred na entrada da área, pelo lado esquerdo de nosso ataque e chutou muito bem, o goleiro rebateu e a bola sobrou pra Edcarlos, no meio da pequena área, alta, caindo, coisa de 2m do gol chutar, bater no goleiro, no pé do richarlyson e sair. Incrível! Inacreditável! Mas aconteceu! Aos 45, falta pro flu. Thiago Neves fingiu que foi, mas não foi. Analisou a linha de impedimento deles. E foi pra cobrança. Cruzou, na cabeça de Maicon que jogou no canto direito do goleiro, uma bola baixa, ele ainda tentou tirar, mas não conseguiu. Gol do FLU! Anulado pela arbitragem! Vendo na TV, quando cheguei em casa, eu posso afirmar: foi má vontade do bandeira! O Edcarlos pode até estar impedido. Por muito pouco. Mas pode estar! Mas o Maicon? Nunca! Estava bem atrás! Impossível!

Vida que segue! O árbitro invertendo faltas, anulando gols, permitindo o rodízio de faltas no Fred! Pra não dizer que ele foi 100% condizente, ele deu um cartão pra um jogador do São Paulo, o Jorge Wagner, em uma falta no Fred.

Acabou o primeiro tempo, 1x0 FLU. 90% de bola do São Paulo! Nenhum chute a gol deles! 2 gols claríssimos desperdiçados por nós. Um pelo destino, outro pela arbitragem!
Início de segundo tempo, São Paulo com 2 mudanças no time e jogo bem diferente!

São Paulo mais perigoso. Mais afim do gol! Aos 12 min primeiro chute perigoso do São Paulo no gol do flu! Primeiro!!! Com 57 min de jogo!!! O FLU esperando o São Paulo em seu campo e saindo nos contra ataques!

O Juiz e bandeirinha inverteram um escanteio impossível de se inverter, visto que a bola nitidamente bateu no cara do São Paulo antes de sair, deixou de dar, 2 faltas claríssimas em cima do João Paulo na entrada da área, o que é sempre um perigo, pois temos Thiago Neves!

E o São Paulo tentando, mas nada.... nada... sem perigo nenhum!!!

Maicon saiu cansado! TN100 saiu morto! Como demoraram pra substituir ele, meu deus...Saiu Maurício ovacionado! Talvez o melhor em campo hj, por incrível que possa parecer! Jogou muito bem. Marcou bem, contra atacou com velocidade (pasmem!), e ainda fez o golaço que definiu o jogo.  Jogou muito!

Entraram Everton Santos, Tartá e Fabinho respectivamente!

Fabinho ainda teve tempo de salvar uns contra ataques do São Paulo. Everton e Tartá não tiveram tempo pra nada!

Fred não foi brilhante! Mas é essencial ao time! Segura 2, as vezes 3 zagueiros lá atrás chama o jogo, busca jogo no meio, apesar de não ser uma boa idéia, participa, e o mais importante, transmite confiança! Ele sabe segurar a bola quando é necessário. Como fez contra o Goiás! Falta ritmo à ele? Com certeza! Mas ele, taticamente, é essencial!

Os bambis tiveram 2 chances claras de gol nos minutos finais por pura incompetência da defesa tricolor. Edcarlos deu mole! Mas FH tava lá pra segurar 2 bons chutes dos adversários e manter nossa vitória!

FH salvou o time mais uma vez!
Luiz Alberto não está bem, mas não comprometeu! Teve uma bola que era dele, mas ele com medo de não chegar, nem foi! Precisa ganhar velocidade e confiança, senão complica!
Edcarlos jogou bem, fez grande jogada no segundo tempo, driblando 3 adversários, mas ainda não transmite confiança! Mas no momento, é titular absoluto!
João Paulo foi bem no apoio, muito bem por sinal, mas falha na defesa e cobertura, ou seja, não presta pra mim!
Mariano foi muito bem. Defendeu bem e apoiou bem! Ao contrário de JP, defende melhroque ataca, mas está em gritante evolução!
Mauricio fez o golaço! Só isso já basta!
Wellington Monteiro tem sido uma surpresa. Excelente preparo físico e grande posicionamento, colocação e antecipação nas jogadas! Está muito bem o coroa!
Marquinho um monstro! Tem jogado muito! Não vejo mais o time sem ele!
Thiago Neves o craque! Correu, cruzou, chutou, se posicionou, fez de tudo! Saiu morto! Mas foi ovacionado porque suou a camisa!  Muito bem! Exagerou nos dribles algumas vezes, mas mesmo assim, foi sempre perigoso! Muito bom! Pena que tá de saída!!!
Fred já falei: essencial ao time!

Parreira hj montou o time da forma que eu acho certo, fechado saindo nos contra ataques. Não adianta medir forças com o São Paulo! Precisamos saber das nossa fraquezas, reconhece-las e jogar conscientes delas! Jogamos fechados , muito bem por sinal, e vencemos!

Perfeito!

Destaque negativo hj pra arbitragem, mais uma vez muito mal!!! Como evitar isso? Teve uma hora no meio do jogo que os erros eram gritantes demais, sempre a favor do São Paulo e ninguém fazia nada! A torcida mandando o juiz plantar bambu em uníssono e nada... não tem ninguém no flu que possa evitar isoo não? Lembro que brasileiro do ano passado, em que o São Paulo foi campeão, ele foi um dos times mais ajudados pela abitragem durante o campeonato, sendo considerado pela imprensa como 3º lugar devido aos inúmeros erros gritantes da arbitragem à favor dos bambis.

Na volta pra casa, na linha vermelha, passei pelos ónibus da torcida dos bambis. Aproveitei pra zoar muito! hhuahuahuahuaha! 1 2 3 essa porra é freguês!!! huahahauauhauha

Ganhamos moral pro jogo de quarta contra o Curintcha pelas quartas de final da copa do Brasil! Eu vou!

Saudações tricolores

Rogerio Miranda

sábado, 9 de maio de 2009

Dá pra acreditar?

Leandro Amaral mais 10 dias fora!!!!!

Fluminense: Conca e Jailton são liberados pelo departamento médico

09/05/2009 - 13:16 - Pelo Brasil

Leandro Amaral interrompe treinamento e volta à fisioterapia


Conca e Jailton foram liberados pelo departamento médico do Fluminense nesta sexta-feira e estão entregues a preparação física. O argentino, que sofreu um estiramento na coxa esquerda, e o volante, que fraturou o braço direito, devem ficar à disposição do técnico Carlos Alberto Parreira para o jogo contra o Corinthians, na próxima quarta-feira.

"Conca e Jailton, assim como Diguinho, já estão liberados e se demonstrarem em campo que estão prontos podem enfrentar o Corinthians", esclareceu o coordenador médico do clube Dr. Michael Simoni.

O médico revelou que Leandro Amaral, que já estava trabalhando com os preparadores físicos, voltou a sentir um incômodo no joelho, foi reavaliado pelo médico que realizou a operação, Dr. Moisés Cohen, e agora fará um trabalho de fisioterapia intensivo.

"O único jogador do elenco que está fora dos planos do Parreira no momento é o Leandro Amaral. Como ele tem reclamado que o joelho trava em alguns movimentos, pedi para ser reavaliado pelo médico que o operou na última segunda-feira. O Dr. Moisés solicitou para retirarmos o Leandro das atividades de choque e voltar ao tratamento fisioterápico. Ele deve voltar a treinar na segunda-feira. Com isso acaba perdendo um pouco a forma física e o Parreira não poderá contar com ele nas próximas semanas", explicou Simoni.


  Da Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Impressionante Displicência

Ontem fomos todos ao maracanã ver mais uma vitória do nosso fluzão!

Achei que teríamos um público maior do que o costumeiro, mas não, foram os mesmos 15.351 presentes, com 13.893 pagantes e renda de R$251.921,00.

Cheguei cedo, umas 19:30h, parei no planeta do chopp pra ver um amigo, encontrei o "velho" do pavtri lá também. Clima de festa, como todos os jogos do flu! Muita harmonia! Muita calma! Como é bom ir aos jogos do flu. Fui pra bilheteria 5 comprar ingresso. Como estou fazendo pós, fui comprar minha meia entrada e só na bilheteria 5 vende meia entrada. As outras 2 bilheteria do maracanã não vendem meia entrada. Foi bastante rápido, e olha que tinha uma fila muito grande. Não demorou mais que 20 min. Não fosse um senhor da SUDERJ com um apito e gritando como um louco pras pessoas se apressarem, teria sido perfeito! Que cara grosseiro! Mas foi tudo bem!

Entrei no maraca, me encaminhei pra tradicional cadeira amarela, mas fiquei na primeira entrada depois da verde, ao invés da terceira como de praxe.

Início de jogo fraquinho, ataque com TN e F9, Tartá no meio, junto com Marquinho, Maurício e Wellington Monteiro. Mariano e João Paulo nas laterais. Edcarlos e Luiz Alberto na zaga e Fh no gol. Um time pra se estudar, visto que muitos defendem essa formação! Acho que essa formação com Conca seria ideal, mas se mostrou satisfatória no final das contas!

Como já disse, início do jogo morno, flu com domínio da bola, Goiás fechadinho, FLU atacando... Ué? Mas o 0x0 não é do FLU?

É! Realmente! Vai entender...

Aos 10 min, o João Paulo já deu seu primeiro sinal do que viria ali pelo seu lado durante o jogo, num cruzamento bisonho... bisonho não, horroroso... horroroso não... sei lá o que foi aquilo! Triste! Nossa! Fui um dos grandes defensores desse rapaz quando chegou no time profissional, pedindo paciência com ele! Hj sou um dos ferrenhos defensores de sua saída! Triste! Uma bola rolada, sem pressão de ninguém, sem nada... o cruzamento saiu pior que meus chutes na pelada do antigo campo do metrô do estácio! Precisamos de um lateral urgente! Com João Paulo ali, não passaremos nem do corintians, quanto mais seremos campeões!

Impossível!

O Goiás teve uns 3 ataques nesse primeiro tempo em que foram marcados impedimentos! Asim como aconteceu com o Águia de Marabá, essa tática de deixar os caras impedidos e muito arriscada. Não temos nenhum defensor veloz pra pegar um atacante, caso essa linha de impedimento não funcione! Mas bem, esses 3 lances foram anulados. Não sei se bem ou mal, mas forma anulados!

Fred perdeu uma excelente oportunidade aos 20 min. De cara pro gol, ele chutou, mas a bola caprichosamente bateu na perna do zagueiro do Goiás e saiu tocando na trave direita do goleiro. Uma pena! O jogo tava fácil! O Goiás inexplicavelmente retrancado e o flu com 90% de domínio de bola, tocando com calma, deixando o tempo passar, mas sem ameaçar muito o time de Goiás.

TN teve 2 oportunidades excelentes pra fazer o gol. Em uma falta aos 25 min ele cobrou com perigo no alto, Harlei espalmou. Se a bola viesse um pouquinho mais pra direita do goleiro, ela entrava mole pois ele não ia alcançar nunca!

Aos 45min, ele recebeu uma bola na quina da grande área, pelo lado direito de nosso ataque, olhou pro gol e chutou por cobertura, a bola bateu no travessão quase na quina direita do goleiro Que lance bonito! Merecia o gol!

O Goiás, num dos contra ataques, quase fez o gol. Como disse, a linha de impedimento não funcionou e o atacante do Goiás ficou cara a cara com FH, com Edcarlos láááááá atrás. Não sei como, mas o cara perdeu o gol, chutou em cima de FH, que pegou a bola com os pés! UFA! Escapamos dessa! E foi só no primeiro tempo!

Intervalo de jogo, troca de lado da arquibancada e início do segundo tempo!

Goiás voltou mais disposto! Também, era de se esperar. Se não voltasse eu não ia entender nada! Mas sem ameaçar muito! A posse de bola ficou meio a meio no segundo tempo. Logo aos 8 min, Tartá e Marquinho, fizeram uma excelente jogada, aonde Marquinho, que foi muito bem ontem diga-se por sinal, chegou dentro da área, passando pelo zagueiro, levantou a cabeça e cruzou pra TN100, dominar a bola com categoria, esperar o Harlei cair e tocar por baixo dele. Um golaço! Não pelo chute, mas pela jogada que se iniciou em nosso campo de defesa ainda, chegou na área adversária, uma matada de bola bonita do TN100, e a conclusão perfeita! Golaço! 1x0 FLU! Agora já era! Goiás tem que fazer 2 gols pra eliminar o flu! Aos 15 o Goiás teve um bom ataque! Mas FH defendeu o chute de Iarley, que nem foi tão perigoso assim. Uma observação em um lance antes desse: Num contra ataque veloz do Goiás, o João Paulo tava marcando um jogador do Goiás, quando lançaram esse jogador. Inexplicavelmente, o João Paulo deixou o jogador correr sozinho, Edcarlos teve que ir atrás dele, e João Paulo correu pra área pra defender nossa meta????? Porra nenhuma, João Paulo ficou andando em nossa intermediária, o lance não deu em nada, assim como o João Paulo não é nada também!

Parreira tirou Tartá que jogou muito bem e colocou o Fabinho, que jurava que já tinha ido embora do FLU. Não entendi, afinal Tartá estava bem e o FLU precisava de velocidade para ganhar algo nos contra ataques, visto que o Goiás tinha que partir pra cima! Logo depois ele tirou o Maurício e colocou Leandro Bonfim, que já estava fora do time a um bom tempo! Acho que Parreira fez isso pra dar ritmo de jogo ao Leandro. Mas também me pareceu que Parreira deu a parada como liquidada e resolveu fazer testes, dar ritmo de jogo aos que estavam fora, etc.  Bem, eram 30 do segundo tempo, o Goiás não ameaçava o FLU que por sua vez desperdiçou algumas bolas por mera displicência. Um pouquinho mais de capricho e a gente faria o segundo gol. Marquinho já mostrava sinais de cansaço, assim como TN100 e Fred tava muito isolado. A entrada de Leandro Bonfim não surtiu muito efeito e Fabinho errava tudo que tentava. Ele não sabe tocar a bola, imagina cruzar. Teve uma bola que ele foi tentar cruzar e vc imagina no que deu...

Um rapaz do meu lado falou pra gente matar logo o jogo. Eu peguei o relógio e falei: "Que nada! São 30 min. O Goiás tem que fazer 2 pra eliminar a gente!". Pra que que eu fui abrir a boca. Num dos muitos buracos existentens em nossa defesa, principalmente no nosso lado esquerdo (imaginem por quê?) o Goiás sachou um jogador deles livre, que entrou na área a só teve o trabalho de tocar ao lado do FH e empatar a peleja! Ou seja, se o Goiás fizesse mais um, a gente teria que correr atrás do prejuízo e com pouco tempo!

Mas o Goiás não pressionou muito não! Quem esperava que eles fossem meter pressão no jogo se enganou. Pelo contrário, eles até se lançaram pro ataque, mas de qualquer jeito, por 2 vezes, tivemos contra ataques 3 contra 3 e 4 contra 4 que quase resultaram em gol.

O FLU não se desesperou não! A torcida ficou tensa! Mas o time até teve uma postura considerável! Segurou a bola no ataque, Fred mostrou sua experiência junto com TN e ficaram fazendo jogadinhas perto da bandeira do escanteio irritando os jogadores do Goiás e fazendo o tempo passar.

Fim de jogo! Vaga garantida! Pegaremos agora os curintcha com Ronaldo! Primeiro jogo será lá! Não passaremos pelo corintians! Não tem como passar pelo corintians com os laterais que temos!

Observações sobre o jogo de ontem:
  1. O que foi a arbitragem de ontem? Horrorosa! O Sr Ricardo Marques Ribeiro (MG), reverteu inúmeras faltas, deixou de dar cartões amarelos ridículos. Como pode? Carrinho por trás! Jogador em direção ao gol sendo agarrado! Teve um lance do Marquinho que o 5 deles, que já tinha amarelo agarrou o Marquinho que entraria na área sozinho, cara a cara com o goleiro. Nem cartão amarelo teve! Horrível esse juiz! Olho nele!!!!
  2. Precisamos de um lateral urgente! A primeira função de um lateral é defender. E isso João Paulo não sabe fazer! Mariano também não! Mas João Paulo é muito fraco na defesa!!!
  3. TN100 bem, Marquinho bem, Tartá bem! Fred isolado, mas é um jogador inteligente, diferenciado. Só está muito lento ainda, mas é um jogador perigoso com um chute forte, excelente visão de jogo!
  4. A torcida pode considerar o jogo ganho, finalizado. Eu posso considerar! Vc pode! Parreira não! Ele não pode arriscar e expor o time a uma derrota inaceitável realizando substituições inexplicáveis e colocar jogador pra ganhar ritmo de jogo com um jogo importante desses! Gostei da forma que Parreira armou o time titular, mas ele errou feio nas substituições!
Saudações tricolores

Rogerio Miranda

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estiada

Tive que dar uma calmada nesse feriadão!

Aproveitei pra
brincar bastante com meu moleque. Na quinta vi o jogo em casa, na tranquilidade. Tô sem animação pra comentar sobre esse jogo. Foi um importante empate contra o Goiás, no Serra Dourada, que provavelmente nos trará a passagem para a próxima fase. O Goiás nem é esse bicho papão todo que falaram não. Pelo contrário. Fiquei até decepcionado. Bateram muito! Desorganizados. Estavam com a cabeça na decisão do estadual contra o Atlético-GO? Quero nem saber. Não tenho nada com isso. O time foi bem. Mostrou raça. Coisa rara! João Paulo pra mim foi odestaque negativo. Eu que defendia muito ele, acho que não tem como ficar com um lateral que não sabe marcar, que os outros passam por ele como querem. Fabinho teve que cobrir ele por várias vezes.

2x2 pra um publico de 7.723 pagantes e renda de R$128.640,00. Publico pequeno, sem pressão, acho que os torcedores estavam guardando a grana pra final.

O destaque pra mim fica pra 3 boatos que rolaram essa semana. São eles:

  1. FH até as 5:30h da manhã em uma boate na Barra, na quarta feira e se apresentando as 9h pra viajar pro jogo em goiás.
  2. Leandro lateral, toda segunda na Rio Sampa
  3. Diguinho toda quinta no Via Show
Com certeza, depois do treino, o atleta tem que ter sua individualidade, sua intimidade. Mas isso tudo tem que ser medido, regulado. Tudo na vida tem limites! Esses 3 casos são tenebrosos! O que está acontecendo?

Tô desanimado! Só sai isso das laranjeiras. Só isso! Só tragédia!

Amanhã eu completo esse papo!

Hj tô sem clima!!!

Saudações tricolores

Rogerio Miranda